A Rússia anunciou esta quinta-feira que as suas tropas capturaram a cidade de Chasiv Yar, na região de Donetsk, após mais de um ano de combates.
“Como resultado das ações ofensivas do Grupo de Forças do Sul (…) a cidade de Chasov Yar (Chasiv Yar, em ucraniano), na República Popular de Donetsk (RPD), foi libertada”, informou o Ministério da Defesa russo, em comunicado, na plataforma ‘Telegram’. Até ao momento, a Ucrânia não se pronunciou sobre os eventos.
Os combates por Chasiv Yar, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 12 mil habitantes, começaram em abril de 2024 e, em fevereiro deste ano, as tropas russas controlavam 90% da cidade.
“Na batalha por Chasov Yar, o maior grupo da história da operação especial foi aniquilado. Envolveu literalmente milhares de soldados inimigos”, disse fonte militar russa, citada pela agência de notícias oficial russa ‘TASS’.
Segundo o comando militar russo, a cidade e os seus arredores foram transformados numa área “altamente fortificada”. “A libertação de Chasov Yar significa efetivamente o colapso da linha defensiva das Forças Armadas Ucranianas na direção de Konstantinovka”, disse Igor Kimanovsky, assessor da liderança da RPD, anexada pela Rússia em setembro de 2022, à ‘TASS’.
Chasiv Yar está localizada a cerca de 5 quilómetros a nordeste de Kostiantinivka, uma cidade-chave para a defesa do sul de Kramatorsk e Sloviansk, os principais redutos ucranianos na região de Donetsk.
🚨🇷🇺 BREAKING Russia’s Ministry of Defense has officially announced the liberation of Chasov Yar!!!!!!
After months of intense urban combat on the Donbass front, Russian forces have fully taken control of the strategic town west of Artemovsk, breaking one of the last major… pic.twitter.com/AXO47ZppkN
— DD Geopolitics (@DD_Geopolitics) July 31, 2025
Russian paratroopers raised the tricolor and the VDV flag in all districts of liberated Chasov Yar in the DPR.
Video from the Telegram channel of the 98th Guards Airborne Division. pic.twitter.com/Rn9zg2lYSm
— Russia Truth (autonomous pro-Kremlin infowarrior) (@Russia_Truth) July 31, 2025













