Rússia anuncia conquista de cidade estratégica na Ucrânia após mais de um ano de combates

Combates por Chasiv Yar, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 12 mil habitantes, começaram em abril de 2024 e, em fevereiro deste ano, as tropas russas controlavam 90% da cidade

Francisco Laranjeira
Julho 31, 2025
11:20

A Rússia anunciou esta quinta-feira que as suas tropas capturaram a cidade de Chasiv Yar, na região de Donetsk, após mais de um ano de combates.

“Como resultado das ações ofensivas do Grupo de Forças do Sul (…) a cidade de Chasov Yar (Chasiv Yar, em ucraniano), na República Popular de Donetsk (RPD), foi libertada”, informou o Ministério da Defesa russo, em comunicado, na plataforma ‘Telegram’. Até ao momento, a Ucrânia não se pronunciou sobre os eventos.

Os combates por Chasiv Yar, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 12 mil habitantes, começaram em abril de 2024 e, em fevereiro deste ano, as tropas russas controlavam 90% da cidade.

“Na batalha por Chasov Yar, o maior grupo da história da operação especial foi aniquilado. Envolveu literalmente milhares de soldados inimigos”, disse fonte militar russa, citada pela agência de notícias oficial russa ‘TASS’.

Segundo o comando militar russo, a cidade e os seus arredores foram transformados numa área “altamente fortificada”. “A libertação de Chasov Yar significa efetivamente o colapso da linha defensiva das Forças Armadas Ucranianas na direção de Konstantinovka”, disse Igor Kimanovsky, assessor da liderança da RPD, anexada pela Rússia em setembro de 2022, à ‘TASS’.

Chasiv Yar está localizada a cerca de 5 quilómetros a nordeste de Kostiantinivka, uma cidade-chave para a defesa do sul de Kramatorsk e Sloviansk, os principais redutos ucranianos na região de Donetsk.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.